Carregando agora
×

Missão, Valores e Visão institucional

O Laboratório de Análise Internacional “Bertha Lutz” da Universidade de São Paulo (LAI-USP) é uma iniciativa concebida por estudantes do curso de Relações Internacionais da USP. Sua missão primordial é catalisar as atividades de graduação nesta área por meio do tripé universitário brasileiro: o ensino, a pesquisa e a extensão, sejam por meio de estruturas do próprio sistema academicista atual, sejam por novas estruturas dinâmicas fora desta perspectiva. 

Com o objetivo de democratizar o conhecimento em Relações Internacionais, o LAI-USP busca ampliar os horizontes acadêmicos dos graduandos, oferecendo não apenas uma experiência prática da profissão, mas também uma multiplicidade de visões de mundo sobre a Universidade, o Brasil, as Relações Internacionais e, de forma mais ampla, a vida social.

Tem como missão promover a divulgação científica, democratizar o conhecimento em Relações Internacionais e expandir os horizontes acadêmicos dos graduandos. Isso se traduz na prática através do enriquecimento da graduação, proporcionando aos estudantes oportunidades tangíveis para aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente prático e dinâmico, por meio de uma ativa atuação no âmbito de se pesquisar academicamente, de se ensinar e de se reaplicar. 

Em outras palavras, o objetivo é retribuir à sociedade o investimento feito na universidade pública, proporcionando aos alunos do Instituto de Relações Internacionais (IRI) um espaço para aperfeiçoamento acadêmico. Mais importante ainda, o LAI-USP visa oferecer à sociedade perspectivas críticas sobre a realidade brasileira, a relação do meio universitário com essa realidade e a importância de compreender esses movimentos sociais como fenômenos transnacionais, dinâmicos e em constante produção e reprodução.

Os valores que norteiam as atividades do LAI-USP em 2024 incluem acessibilidade, retribuição social, pensamento crítico, propósito, autonomia e protagonismo dos membros, além de uma cultura de comprometimento, seriedade e respeito pelo seu papel na sociedade. Em destaque, a honra ao legado de Bertha Lutz é um princípio fundamental, refletindo a inspiração e os valores que ela representou, como a luta pelos direitos das mulheres e a defesa de uma sociedade mais justa e inclusiva. Em síntese, significa agir com intencionalidade e clareza nos objetivos. A autonomia e o protagonismo dos membros incentivam a independência e a liderança dentro do laboratório, enquanto a cultura de comprometimento promove um ambiente de dedicação e reconhecimento.

A visão do LAI-USP para 2024 é consolidar-se como uma instituição de destaque dentro do IRI e na USP, promovendo uma colaboração horizontal entre seus núcleos para construir um ambiente com cada vez mais propósito e impacto. Para isso, o laboratório se dedica à realização de pesquisas acadêmicas, financiadas por instituições externas, como o Programa Unificado de Bolsas da USP ou Projetos de Iniciação Científica da FAPESP ou CNPq; à realização de eventos, workshops, debates, mesas redondas e conferências para capacitar os estudantes em temas relevantes no campo das Relações Internacionais; transpor essa produção de conhecimento para fora dos muros da universidade, por meio de duas linhas de ação: a educação e a divulgação científica. A primeira através de uma atuação na ponta, no ensino em sala de aula na sua concepção primordial, a outra utilizando-se dos meios digitais e das múltiplas ferramentas tecnológicas para a tradução desse conteúdo, redes sociais, podcast, artigos, boletins, informes, produções cinematográficas.

Missão

Divulgação científica
Democratização das relações
internacionais
Ampliação dos horizontes do mundo acadêmico para os graduandos
Colocar em prática e enriquecer a graduação

Valores

Acessibilidade
Retribuição social
Pensamento crítico

Honrar o legado da Bertha Lutz
Propósito
Autonomia e protagonismo dos membros
Cultura de comprometimento e gratidão

Visão Institucional


Consolidação do LAI enquanto instituição no IRI e na USP
Colaboração horizontal entre os núcleos para construir um LAI com cada vez mais propósito e impacto.