Carregando agora
×

Estrutura funcional e parcerias

O Laboratório se localiza no IRI-USP, na Cidade Universitária Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Tv. 4 e 5, S/N – Butantã, São Paulo – SP, 05508-020. O e-mail para contato é laibl@usp.br, o instagram para acompanhamento das atividades é @laiusp, os sites para consulta são: laibl.com.br e ainternacionalista.com.br. Também estamos presentes no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/laiusp/mycompany/.

O LAI é organizado em quatro núcleos principais, quais sejam: pesquisa, eventos, educação e comunicação. Cada um deles promove atividades de produção e divulgação de conhecimento de Relações Internacionais utilizando de ferramentas específicas de cada área. Além disso, também há o editorial da revista “A Internacionalista”, a revista de graduação idealizada e publicada pelo Laboratório, sob a guarda e gestão do núcleo de comunicação.

A cada ano, é escolhida, por meio de eleição geral na instituição, uma gestão, composta por uma coordenação (presidente, vice-presidente, secretário(a) e tesoureiro(a)) um(a) editor(a)-chefe da revista e diretores de cada núcleo. Além disso, também é eleita a diretoria de Gestão de Pessoas. Essa gestão possui mandato de um ano, durante o qual é encarregada de idealizar, implementar e gerir as atividades, processos e pessoas do LAI, tendo como base o seu regimento interno. Ao final das atividades, instaura-se uma cogestão com a nova chapa eleita, de modo a garantir a continuidade das atividades do laboratório, por meio da transferência e constante produção de uma gestão de conhecimento.

A instituição também possui uma professora orientadora, na figura da professora Dra. Janina Onuki, Professora Titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, que faz a ponte institucional entre os alunos e a universidade. Sua orientação e conexão com diversas instituições e redes de pesquisa internacionais proporcionam aos alunos do LAI-USP uma perspectiva global e um acesso privilegiado a um vasto campo de conhecimento e oportunidades de colaboração.

A relação do LAI com outras instituições é fortalecida por meio de diversas parcerias, tanto permanentes quanto esporádicas. Destacam-se algumas delas:

O Observatório Eleitoral das Américas, vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), é uma das parcerias importantes do LAI. O laboratório colabora com o observatório na produção acadêmica e de pesquisa, contribuindo para a elaboração de boletins e relatórios sobre eleições nas Américas nos últimos anos.

Além disso, o LAI oferece apoio técnico e auxilia na organização de atas para a Innovation and Science Diplomacy School (InnSciD), uma renomada escola internacional de diplomacia científica. Essa parceria é crucial para promover a excelência acadêmica e o intercâmbio de conhecimento na área.

Outra parceria significativa é com o Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI) da USP, uma instituição de referência em pesquisa e análise de Relações Internacionais. Essa colaboração de longa data enriquece as atividades do LAI, proporcionando acesso a recursos e expertise que complementam as iniciativas do laboratório.

No ano de 2024, o LAI expandiu suas parcerias, tendo como parceiros o Centro Sergio Vieira de Mello, ma organização que leva o nome de Sergio Vieira de Mello, um renomado diplomata brasileiro que trabalhou nas Nações Unidas (ONU) por muitos anos e foi reconhecido internacionalmente por seu trabalho humanitário.

O Laboratório de Análise Internacional (LAI) do LAI-USP não se limita apenas às atividades dos seus núcleos e parcerias. Ao longo do tempo, também se envolveu em diversos projetos, os quais são organizados e colocados em prática por meio de Grupos de Trabalho (GTs). Estes GTs são compostos por membros do laboratório, oriundos de diferentes núcleos, e se dedicam a uma atividade específica por um período determinado.

Destacam-se várias iniciativas realizadas pelo LAI. Em 2021, houve a organização de um curso de prática em Relações Governamentais, oferecendo uma experiência prática e aprofundada na área. No ano seguinte, em 2022, o LAI contribuiu voluntariamente para a organização dos eventos de final de semestre do SIMULA-ONU e do MONUEM, programas que visam levar o modelo diplomático para escolas da rede pública.

Em 2023, foi realizada a SimuLAI, uma simulação da ONU conduzida pelo próprio laboratório, contando com a participação de membros de toda a Universidade e promovendo uma experiência enriquecedora e colaborativa. No mesmo ano, pesquisadoras do laboratório elaboraram o projeto MaRIas IRI-USP, um grupo de pós-graduação de gênero em Relações Internacionais, além de um relatório de análise do ODS 5 – Igualdade de Gênero nas políticas públicas estaduais, em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo.

Além disso, o LAI tem sido ativo na organização de eventos sobre Relações Internacionais, abertos ao público em geral, com a presença de figuras públicas renomadas, tais como Jamil Chade, Juliana Monteiro, João Daniel de Almeida, Fernanda Magnotta, Embaixador Ary Quintella, Embaixador Benoni Belli, Pesquisadora Thelma Krug, Davide Torzilli, Marco Antônio Zago, Irene Vida Galla, Diplomata Romina Solari e Diplomata Mariana Thiele. Nos últimos anos, o laboratório também contribuiu para a organização de eventos importantes para a sociedade, como a reinauguração do Museu do Ipiranga no Bicentenário da Independência do Brasil.

Esses projetos representam apenas uma amostra das inúmeras atividades gratificantes em que o LAI está envolvido, evidenciando seu compromisso com a excelência acadêmica e sua contribuição para a sociedade.

Link apresentação visual dos projetos LAI Bertha Lutz