Stata – nível 1
DATA: Sem previsão de data*.
OBJETIVO: O objetivo deste curso é fazer com que o aluno seja familiarizado com o uso do STATA. Trabalhar com bancos de dados e interpretar análises estatísticas são habilidades muito desejáveis para funcionários de empresas, cientistas sociais e empregados do setor público. Para realizar estas tarefas o STATA é cada vez mais utilizado no mundo inteiro, por ser um software versátil, e mais fácil de utilizar que outros programas. Nós vamos ensinar de uma forma muito prática, utilizando bases de dados do mundo real. Com este curso, o aluno será capaz de fazer análises estatísticos com o STATA a partir do primeiro dia. Conhecer STATA lhe permitirá escrever trabalhos empíricos, trabalhar com pesquisas de opinião, pesquisas de mercado, estudos transversais e de painel, e com qualquer banco de dados que seja de seu interesse.
CARGA HORÁRIA: 16 horas, com certificado.
PRÉ-REQUISITO: Conhecimentos básicos de estatística.
CONTEÚDO:
Introdução ao STATA
- Trabalhando com STATA: Menu v.s. linha de comando v.s. “do files”.
- Arquivos de ajuda, documentação PDF on-line desde STATA 11 e UCLA STATA.
- Criação de bases de dados vazias, e copiar/colar dados de Excel.
- Importação de dados: diferentes formas de importação de dados.
- Dar nome às variáveis.
- Exercício.
Manipulação de dados
- Descrevendo nossos dados: “Describe”, “Sum”, “Tabulate”, Destringing
- Pacote “univar”
- Importação de dados de principais fontes de dados públicos: Banco Mundial (WBI), Penn Tables, U.N. Comtrade, Trademap, Latinobarómetro, Correlates of War (COW).
- Valores em falta: “99” ou “. “?
- Exercício.
Regressões
- Geração de novas variáveis: “Generate” versus “Egen”.
- Deletar variáveis inservíveis.
- Classificação de variáveis por “sorting”.
- Recodificação dos valores e da rotulagem.
- Expressões lógicas “if”, “or”, “and”.
- Rotinas estatísticas básicas: Média, desvio padrão, correlação entre variáveis; ler percentuais; teste T; comparação de grupos dentro de uma variável; comparação entre duas variáveis.
- Exercício.
Ferramentas úteis para qualquer pesquisador
- Mínimos Quadrados Ordinários com uma variável explicativa.
- Mínimos Quadrados Ordinários com múltiplas variáveis explicativas.
- Condições lógicas: “if” na regressão.
- Como ler os resultados da tabela de regressão?
- Exercício.
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