O que fazemos?
O Núcleo de Educação promove a imersão de estudantes do ensino fundamental e médio nas RI através de eventos e atividades.
Virtudes do Núcleo de Educação
- A democratização do acesso ao conhecimento e à universidade, sobretudo à universidade pública;
- A democratização do acesso ao ensino das relações internacionais;
- A promoção de ações educacionais locais, oferecendo atividades que possibilitem a interação com profissionais de relações internacionais e de outras carreiras;
- Promover mudanças sociais através da educação;
- Transformar a realidade, sobretudo da população jovem marginalizada, através da educação.
De maneira geral, considera-se que o Núcleo de Educação do Laboratório de Análise Internacional “Bertha Lutz” seja uma subdivisão que lida diretamente com a chamada Extensão Universitária.
Em poucas palavras, a Extensão Universitária consiste na preocupação da comunidade universitária (composta por docentes, servidores técnico e administrativos e, principalmente, por estudantes) em retribuir ao contribuinte o investimento pesado que ele faz no custeio de uma instituição de ensino superior pública.
Nesse sentido, é válido discorrer com clareza sobre como o LAI insere-se no contexto da Extensão Universitária da USP. A Universidade de São Paulo, por ser uma instituição de ensino superior estadual, tem o seu orçamento administrado pelo Governo Estadual de São Paulo. Os mais de R$ 8 bilhões anuais que a USP recebe advém, em grande parte, do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) pago pelo contribuinte em toda extensão da unidade federativa.
Em relação a isso, vale destacar que a camada da população que, proporcionalmente à sua renda, mais custeia a universidade pública é composta pela parcela de pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Esse público, por sua vez, não dispõe de tantas oportunidades de ocupar uma instituição de ensino superior pública. Que tal constatação sempre norteie as ações de nossa instituição, e que o ideal de retornar à sociedade o seu investimento por meio da Extensão Universitária seja nosso guia.
Projetos Cidadãos do Mundo
Proposta: Promover uma formação cidadã plena para combater a disseminação da cultura de ódio e violência na sociedade brasileira.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da rede pública de ensino.
Metodologia “A Universidade na Escola”: Os membros do Núcleo de Educação do LAI serão responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de um plano de aulas que explorem temáticas de grande relevância na atualidade e nas Relações Internacionais.
Aplicação: Cerca de 6 a 8 aulas em média.
Projeto Passaporte Universitário
Proposta: Conscientizar os alunos do ensino médio sobre a disponibilidade do ensino superior público. Simultaneamente, pretende-se preparar o público para a experiência universitária, a seleção de cursos, os processos seletivos e, se viável, para o mercado de trabalho.
Público-alvo: Vestibulandos e estudantes do ensino médio de escolas públicas e filantrópicas.
Metodologia:
I. Identificação das demandas do público-alvo;
II. Ciclo adaptável de palestras;
III. Visita guiada ao campus da Cidade Universitária da USP.
Aplicação: O número de encontros é flexível e depende das demandas específicas do público-alvo.
Membros do Núcleo de Educação
Gabriela Machado
Gestora de Educação
Murilo Valença
Gestor de Educação
Vitoria Benuthe
Membro de Educação
Sophia Ricardo
Membro de Educação
Rita Valentim
Membro de Educação
Sofia Goveia
Membro de Educação
Milena Savian
Membro de Educação
Maria Luisa Amichi
Membro de Educação
Antonio Borges
Membro de Educação
Analice Nato
Membro de Educação
Guilherme Akio
Membro de Educação
Sofia Lagares
Membro de Educação
Ruan Rebouças
Membro de Educação