IRI/USP: 1º seminário internacionalização da educação superior
Série de seminários internacionalização da educação superior
1º seminário internacionalização da educação superior: programas de estudantes-convênio
Esta série de Seminários tem como objetivo abrir espaço de discussão e avaliação de políticas de cooperação internacional na área da educação superior, a partir de visões distintas do processo de internacionalização, reunindo acadêmicos e formuladores de políticas públicas.
Nas últimas décadas, os programas de cooperação acadêmica foram incrementados, tendo diversos países promovido políticas de intercâmbio de estudantes nacionais e internacionais. Entre eles, o Brasil se destaca pelo desenvolvimento de políticas voltadas à ampliação de oportunidades tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação.
Cabe neste momento discutir os resultados desses programas, avaliar seus impactos e propor ajustes e melhorias, a fim de aprofundar o nível de internacionalização da ciência, articulando essas iniciativas a um planejamento de mais longo prazo, inserido na agenda da política externa desses países, destacando uma perspectiva estratégica.
Neste primeiro seminário, será priorizado o debate sobre os Programas de Estudantes-Convênio (PECs), programas de mobilidade estratégica do Governo brasileiro que tem como objetivo aumentar a cooperação com países em desenvolvimento. Os principais temas a serem tratados serão: avaliação dos objetivos de cada programa; estratégias de acompanhamento e avaliação de resultados e, finalmente, desafios encontrados e propostas de melhorias.
Tais temas são essenciais para uma reflexão crítica sobre o futuro dessas políticas educacionais públicas e internacionais e sua contribuição para o desenvolvimento dos países participantes.
Este Seminário é uma iniciativa conjunta do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
14 e 15 de maio de 2018
|
Share this content: