Carregando agora
×

#OLHAR INTERNACIONAL: RItrospectiva 2023

imagem com os principais eventos do ano de 2023

#OLHAR INTERNACIONAL: RItrospectiva 2023

A retrospectiva a seguir destaca relevantes acontecimentos e eventos globais do ano de 2023, sob a ótica das Relações Internacionais.

Escrito por: Mariana Rossi

Fonte: Guia da Carreira

Crise no Sudão

No dia 15 de abril de 2023, Cartum, capital do Sudão, abarcou diversos embates entre batalhões das Forças Armadas e de um poderoso grupo paramilitar conhecido como FAR (Forças de Ajuda Rápida). Os confrontos se alastraram pelo resto do território nacional, de modo a instaurar um princípio de guerra civil que abrangeu mais de 500 vítimas, com potencial de gerar uma grave crise humanitária no Sahel, alertada pelas Nações Unidas. O desastre regional, que remonta à Revolução Sudanesa de 2019, ameaça a estabilidade política de Sahel e do Chifre da África como um todo, bem como agrava a crise humanitária no território, diante da insegurança de civis e refugiados. 

Fonte: CNN Brasil

Confira a matéria produzida pela equipe do LAI na íntegra! 

Disponível em: Crise no Sudão

 

 

 

 

 

Cúpula da Amazônia 

Nos dias 8 e 9 de agosto de 2023, a cidade de Belém (PA) recebeu os 8 países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a Cúpula da Amazônia. A conferência contou com a presença dos chefes de Estado da Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana e Peru, e de representantes diplomáticos do Equador, Suriname e Venezuela. Os debates, que resultaram na assinatura de uma carta de intenções intitulada “Declaração de Belém”, abrangeram estratégias de desenvolvimento sustentável e de preservação da região amazônica, além de mobilizações contra a exploração de petróleo e a favor da transição energética para fontes limpas e renováveis. Ainda, o evento acompanhou o projeto “Diálogos Amazônicos”, com manifestações culturais, seminários, debates e encontros locais, bem como incrementou expectativas para a COP 30, que ocorrerá em 2025, também em Belém (PA). 

Reunião de chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), em Belém (PA). Foto: Ricardo Stuckert/PR

Confira a matéria produzida pela equipe do LAI na íntegra! 

Disponível em: Cúpula da Amazônia

 

 

 

 

 

 

Cúpula dos BRICS

Entre os dias 22 e 24 de agosto de 2023, a cidade de Joanesburgo, na África do Sul, sediou a 15ª Cúpula dos BRICS, reunião anual dos representantes dos 5 países do grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A conferência incluiu o anúncio do convite formal para 6 novos membros — Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã — para composição do bloco. A consolidação dessas novas admissões expande a abrangência e a relevância diplomática dos BRICS, de modo a impulsionar a integração global, sobretudo no que tange a países em desenvolvimento. Ainda, os líderes debateram a utilização do dólar como moeda de câmbio, arduamente questionada pela China e pela Rússia, e a Guerra da Ucrânia, com manifestações do presidente Lula, em função de soluções multilaterais para o fim da disputa, e do presidente russo, Vladimir Putin, a favor das ações russas frente ao conflito armado.

Representantes dos países convidados aos BRICS se reúnem com os membros originais do bloco. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Confira a matéria produzida pela equipe do LAI na íntegra! 

Disponível em: Cúpula dos BRICS

 

 

 

 

 

 

 

Terremoto no Marrocos

Na noite de 8 de setembro de 2023, abalos sísmicos com magnitude de 6,8 pontos na escala Richter atingiram a região central do Marrocos, deixando quase 2900 mortos e mais de 5000 feridos. O epicentro correspondeu à cidade de Marrakech e os danos do terremoto — de profundidade próxima a 18,5 km abaixo da superfície —  alcançaram inclusive a aldeia de Imi N’Tala, onde ocorreram tremores secundários no dia 13 de setembro. O desastre marcou um cenário de crise humanitária, entretanto, o povo marroquino contou com o auxílio do governo do Palácio Real, de coletivos nacionais, de voluntários independentes e de organizações não governamentais. Ainda, Rabat aceitou a ajuda emergencial do Reino Unido, da Espanha, do Catar e dos Emirados Árabes Unidos, ao passo que recusou parte da assistência oferecida pela França e pela Argélia, de modo a instigar debates acerca das relações geopolíticas marroquinas. 

Fonte: sunempirefoods

Confira a matéria produzida pela equipe do LAI na íntegra! 

Disponível em: Terremoto no Marrocos.

 

 

 

 

 

 

 

Crise no Cáucaso 

Em 19 de setembro de 2023, tropas azeris, sob o comando do autocrata Ilhem Aliyev, realizaram um ataque-relâmpago em Nagorno-Karabakh, contra a coalizão de separatistas armênios que exerce poder na região desde 1994. Após pouco mais de 24 horas de bombardeios, os armênios se renderam com um acordo de cessar-fogo negociado entre autoridades russas e Baku. Como resultado, houve a capitulação da República de Artsakh e a desmobilização das organizações paramilitares armênias atuantes na região,de modo a estabelecer a retomada do controle azeri sobre Karabakh. O conflito responde a tensões históricas entre armênios e azeris, além de abranger uma crise humanitária que enquadra vastas ondas migratórias, temores de perseguição étnica e insegurança da comunidade internacional frente ao futuro geopolítico do Cáucaso.

Fonte: Brasil de Fato

Confira a matéria produzida pela equipe do LAI na íntegra! 

Disponível em: Crise no Cáucaso

 

 

 

 

 

 

78ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Entre os dias 19 e 26 de setembro de 2023, a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas reuniu representantes dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O tema principal da conferência foi “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”. No discurso de abertura do encontro, o presidente Luís Inácio Lula da Silva reafirmou o comprometimento do Brasil acerca do engajamento humanitário e diplomático global, além de resgatar o lema: “o Brasil está de volta”. Os discursos de António Guterres, secretário-geral da ONU, de Zelensky, presidente da Ucrânia, e de Biden, presidente dos EUA, também se destacaram, devido à mobilização de temas socioeconômicos, geopolíticos e financeiros de relevância global frente à ONU. 

Fonte: Portal Projeta

Confira a matéria produzida pela equipe do LAI na íntegra! 

Disponível em: 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas

 

 

 

 

 

 

Conflito Israel-Palestina 

Na madrugada de 7 de outubro de 2023, o Hamas atacou Israel, com armas terrestres e aéreas, deixando 1400 mortos, cidadãos e estrangeiros, e 200 reféns, segundo os dados das autoridades israelenses. O embate iniciou a retaliação por parte de Israel, que, desde então, tem atacado intensamente a Palestina, com o registro de aproximadamente 20 mil mortos em Gaza, segundo o Ministério da Saúde em Gaza. As ofensivas israelenses em 2023, sobretudo o bombardeamento de hospitais e campos de refugiados e a retenção de água e comida em Gaza, atraíram a comunidade internacional, no que concerne à análise de crimes de guerra, genocídio e a própria legitimidade de ações empreendidas por Israel, enquanto Estado. Os ataques do Hamas e as respostas israelenses remontam às origens históricas do conflito Israel-Palestina, de modo a enfatizar um amplo e complexo combate geopolítico do sistema internacional contemporâneo. Ademais, o extremo agravamento da crise humanitária palestina atrai a atenção urgente e imprescindível de organizações não governamentais globais, de ativistas ao redor do mundo e de organizações internacionais, como as Nações Unidas, em função da proteção das parcelas mais vulneráveis afetadas pelo conflito contínuo, principalmente em Gaza. 

Fonte: USA today

Confira as matérias produzidas pela equipe do LAI na íntegra! 

Disponíveis em: Israel e Palestina: Um mês de conflito; #HistoRIando: das origens da questão palestina ao conflito Israel-Hamas de 2023; Crimes de Guerra no conflito Israel e Hamas; Dicionário do Conflito Israel-Palestina

 

 

 

 

Eleições Argentinas e Crise Inflacionária

No dia 19 de novembro de 2023, o candidato de extrema-direita Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza, venceu o 2º turno das eleições presidenciais da Argentina, com 55,69% dos votos válidos, contra 44,30% de votos para Sergio Massa, do Unión por la Patria. O recém-eleito presidente argentino autodeclara-se libertário e anarcocapitalista, bem como defende ideias como a livre venda de armas. Simultaneamente, o cenário eleitoral de 2023 acompanhou uma grave crise inflacionária na Argentina, cujos índices de inflação anual atingiram 142,7%. A recessão econômica argentina remonta ao ano de 2018, quando o país enfrentou uma inflação de quase 50% e o dólar chegou a custar 39 pesos. Ao decorrer dos anos seguintes, choques como a pandemia de Covid-19 corroboraram o crescente agravamento da crise, com profunda instabilidade econômica, insegurança social e vulnerabilidade financeira frente à comunidade internacional. 

Fonte: elplural

Confira as matérias produzidas pela equipe do LAI na íntegra! 

Disponíveis em: Uma Anatomia das PASO 2023; Crise Econômica na Argentina

 

 

 

 

 

 

 

Fontes

https://www.poder360.com.br/internacional/entenda-o-que-causou-o-terremoto-no-marrocos/ 

https://www.brasildefato.com.br/2023/09/23/conflito-de-nagorno-karabakh-entenda-os-impactos-geopoliticos-da-crise-no-caucaso 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/ultradireitista-javier-milei-vence-eleicoes-argentinas 

https://jornal.unesp.br/2023/11/21/eleicao-de-milei-com-mais-de-55-dos-votos-validos-expressa-descontentamento-do-povo-argentino-com-politica-tradicional/ 

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/11/19/milei-e-eleito-presidente-da-argentina.ghtml 

https://www.bbc.com/portuguese/articles/clmergn9gmro 

Share this content: